Especial Covid-19

Informação | Noticias|

Informação doentes oncológicos  e população em geral, face à doença pelo  COVID-19 

A doença pode transmitir-se através de pequenas gotas expelidas pelo nariz ou pela boca por pessoas contaminadas (quando a pessoa espirra ou tosse) ou quando se toca em superfícies contaminadas, em que essas gotas caíram. A pessoa pode então ser contaminada levar as suas mãos aos seus olhos, boca ou nariz, introduzindo o COVID-19, nas suas vias respiratórias.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda, assim, as seguintes medidas de higiene e etiqueta respiratória, para reduzir a probabilidade de exposição e transmissão da doença.

Recomendações

1/12
Fonte: Direção Geral Saúde

Uso de máscaras recomendação da DGS (Direção Geral de Saúde)

 

O uso de máscara de proteção passou a ser recomendado em Portugal para quem estiver em locais públicos fechados. Mas a decisão da Direção-Geral da Saúde (DGS) não abrange todos os tipos de máscaras.

A DGS lançou novas indicações para utilização de máscaras na comunidade, segundo as quais deve ser considerado o uso de máscaras por qualquer pessoa em espaços interiores fechados com múltiplas pessoas.

 

As máscaras cirúrgicas destinam-se a profissionais de saúde, pessoas com sintomas respiratórios, pessoas que circulem em instituições de saúde e a pessoas mais vulneráveis sempre que saiam de casa, nomeadamente idosos, pessoas com doenças crónicas ou imunossuprimidas.

Assista aqui ao video explicativo do uso da máscara

Orientações d SPO, para a população sobre a doença oncológica durante a pandemia pelo coronavírus. 

 

.

No sentido de orientar e divulgar informações relevantes, sobre o surto do Coronavírus (COVID19), divulgamos as orientações da SPO (Sociedade Portuguesa de Oncologia). 

A AC RIM, acompanha a evolução do surto do Covid-19, referindo que deverá ter em conta em orientações da SPO,  as  da Direção Geral de Saúde e da Organização Mundial da Saúde.

Recomendações para lidar com a ansiedade durante a Pandemia 

 

Viver com um diagnóstico de cancro acarreta elevados níveis de ansiedade e incerteza. A atual situação de pandemia que vivemos, marcada pelo medo generalizado em contrair a doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19) e o necessário isolamento profilático, aumentam consideravelmente a ansiedade e a preocupação de doentes oncológicos, familiares e cuidadores, colocando-os em maior risco psicológico.

Deste modo, os psicólogos da Liga Portuguesa Contra o Cancro deixam algumas recomendações para ajudar a lidar com a ansiedade e aumentar a sensação de bem-estar durante o período da pandemia COVID-19 e em situação de isolamento .

Aceda ao documentos das recomendações para lidar com a ansiedade

cromomix-funciona_edited.jpg

A Cuidadores disponibiliza à comunidade a Linha de Apoio ao Cuidador: 800 242 252 (gratuita no território nacional e ilhas).
Esta linha de atendimento está disponível todos os dias uteis  da 10H -17H 

A atual pandemia da COVID-19 motivou alterações profundas na vida das pessoas, no quotidiano familiar e do trabalho. A necessidade de adaptação à mudança, com o isolamento e afastamento social, coloca a todos os cidadãos sobre uma pressão psicológica, por vezes difícil de controlar. Este serviço pretende dar apoio.

Desejar_ser_sócio.png

Mais informação sobre o corona virus (covid-19), consulte o site da DGS aqui

Como Ajudar.png
Vamos Cpnversar.png

Sede Nacional

Rua Tavares Belo, nº4-B

1750-279 Lisboa

NIF: 515756342

geral@ac-rim.org

Criado com o wix.com