dia mundial 2022.png
ACRIM_H.png
IKCC-Logo AffOrg 2017 4C 72_RGB.png
Atividades da AC RIM no Dia Mundial do Cancro do RIM
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
1/2
ACRIM_H_Descritivo.png
Ipsen-logo-768x384.jpg

No dia 16 de Junho 2022, dia mundial do cancro do rim, a AC RIM Portugal, uma associação não-governamental de doentes de cancro de rim e a IPSEN, empresa bio farmacêutica, focada em medicamentos transformadores em oncologia, doenças raras (como o cancro do rim) reuniram no Hotel Sana Malhoa em Lisboa.

A IPSEN representada por Cristina Garcia apresentou o Presidente da AC RIM, Francisco Antunes, que em breves palavras descreveu os problemas inerentes a uma jovem associação e a sua missão.

Neste encontro, foi construído um mosaico, que no final foi oferecido à AC RIM Portugal, pela Ipsen como compromisso da causa do cancro do rim.

Na construção do painel de azulejo, em forma de rim todos os presentes meteram a mão na massa, organizados em equipas onde foi visível a interajuda e a boa disposição, partiram azulejos e construíram o mosaico dum bonito efeito visual.

IMPRENSA | Dia Mundial do Cancro do Rim

Cancro do Rim: "Um ensaio clinico pode significar a diferença entre a vida e a morte. Por ano, cerca de 1191 pessoas são diagnosticadas com a doença em Portugal. Vista como “muito silenciosa”, carece de linhas de tratamento e de mais ensaios clínicos.

Assinala Francisco Rodrigues da AC RIM, no Dia Mundial do Cancro do Rim.

Ler no Jornal Público 16/06/22 

PÚBLICO

No Dia Mundial do Cancro do Rim  o presidente da Associação de Cancro do Rim de Portugal, Francisco Rodrigues, partilhou com o Expresso o seu percurso desde que recebeu o diagnóstico

Ler no Expresso 16/06/22

EXPRESSO

No Dia Mundial do Cancro do Rim é ainda mais necessário chamar a atenção para este problema de saúde significativo e crescente. Em Portugal é o 14.º tumor mais comum: de acordo com dados do Observatório Global do Cancro – Globocan de 2020, no nosso país foram diagnosticados cerca de 1191 novos casos, representando cerca de 3% de todos os tumores malignos.

Prof. Doutor Ricardo  Leão

Ler no Observador 17/06/22

OBSERVADOR
 
1º Encontro Nacional de Doentes - AC RIM
ENDCR.png

A AC RIM, no dia 25-06-22 promove o 1º Encontro Nacional de Doentes com Cancro  do Rim, presencial no Hotel Fátima.

Subordinado ao tema " Precisamos de falar sobre opções de tratamento, com a participação do Prof. Dr. La Fuente Carvalho, especialista em Urologia e o Dr. André Mansinho, especialista em Oncologia.

Aberto  a doentes de cancro do rim, familiares, cuidadores e profissionais de saúde relacionados com a oncologia e urologia.

 

Assista

Um vídeo curto sobre a importância de médicos e doentes tomarem as decisões do tratamento juntos.

Assista à webinar " Falar sobre opções de tratamentos", onde médicos especialista as, doentes e cuidadores nos vão elucidar  e desfazer dúvidas.

 

Precisamos de falar sobre opções de tratamento

Dependendo do seu tipo de cancro, seu estágio e  prioridades de qualidade de vida, uma variedade de opções de tratamento pode estar disponível. Estudos mostram que os melhores resultados são quando os doentes e médicos tomam decisões de tratamento juntos. Mas atualmente não há conversas suficientes acontecendo.

É por isso que o tema do Dia Mundial do Cancro do Rim deste ano é “Precisamos falar sobre opções de tratamento”.

6 Questions 2.png

As seis perguntas que todo o doente com cancro de rim devem fazer ao seu médico. Baixe o pdf.

 
 

Aprenda mais sobre opções de tratamento

Quanto mais informado você estiver sobre suas opções de tratamento, melhores serão as conversas que poderá ter com sua equipe médica. Aqui estão alguns links úteis.

Precisamos falar também sobre ensaios clínicos

Clinical Trials.png

Os ensaios clínicos são estudos de pesquisa que são fundamentais para aprender mais sobre o cancro de rim e também podem dar aos doentes acesso a novos tratamentos inovadores. A pesquisa global de doentes do IKCC mostra que 89% dos doentes com cancro de rim considerariam fazer parte de um ensaio clínico se fossem convidados. Mas menos da metade são convidados. Dos doentes que participam em ensaios clínicos, a grande maioria relata ter uma experiência positiva.

Se estiver interessado em ensaios clínicos, saiba mais aqui e converse com seu médico sobre se existem ensaios adequados para o seu caso.