Dia Mundial do Cancro do Rim

Spot na:
AC RIMVoz: Inês Correia
00:00 / 00:14
Precisamos de falar sobre atividade física

Os estudos mostram que ao manter-se fisicamente ativo consegue reduzir o risco de cancro renal até 22%. Se já tiver cancro renal, mesmo um tipo de atividade física moderada pode melhorar os resultados dos tratamentos até 15%, assim como reduzir a fadiga relacionada com o cancro, a ansiedade, depressão e melhorar a qualidade de vida em geral.

Não fique no sofá, sempre que possível, pratique uma atividade física.

Três em cada quatro doentes de cancro renal não praticam atividade física suficiente. Por isso é que o tema deste ano do Dia Mundial do Cancro Renal a 18 de junho é “Precisamos de falar sobre atividade física“, necessitamos de sensibilizar para a importância da atividade física, mesmo que seja em pouca quantidade e ligeira, no sentido de ajudar a prevenir o cancro renal e a transformar as vidas dos doentes renais.

Independentemente da sua idade ou do estádio da doença, manter-se fisicamente ativo na medida do que a sua condição física o permite e o seu organismo tolera pode trazer grandes benefícios. Mesmo que sejam alguns minutos esporádicos podem fazer a diferença. Se o seu médico não lhe sugeriu um plano de atividade física, sugira-lhe na sua próxima consulta.

 

 

Quanta atividade física devo fazer?

Em geral, a quantidade de atividade física deve ser a que a sua condição permite e que o seu organismo tolera. Se está a mexer as articulações, a esticar os músculos e a aumentar o ritmo cardíaco, já está a fazer bem.

Caminhar durante 30 minutos três vezes por semana conta como atividade física moderada. Não precisa de ir muito rápido (imagine que está atrasado para um encontro) e não tem que o fazer todo de uma vez. Três caminhadas de 10 minutos têm o mesmo efeito do que uma caminhada de 30 minutos. Ginástica para iniciantes, ioga suave ou mesmo andar à volta da sala já podem trazer benefícios.

Se gosta de nadar, caminhar, correr, ciclismo ou de dançar, tente fazer mais essas atividades. O que deve evitar é a inatividade, por isso experimente algumas atividades e veja o que gosta mais. Fale com o seu profissional de saúde sobre o que é melhor para si na sua fase de tratamento.

Pode consultar o site criado em português 

AC RIM Portugal  Dia Mundial do Cancro do RIM 

Assista a este pequeno vídeo sobre o Dia Mundial do Cancro do Rim, uma iniciativa da AC RIM em parceria com o IKCC.

Dr. Linda Trinh sobre a importância da atividade física

Assista a este vídeo sobre como ser fisicamente ativo pode ajudar a prevenir e tratar o câncer de rim.

Sede Nacional

Rua Tavares Belo, nº4-B

1750-279 Lisboa

NIF: 515756342

geral@ac-rim.org

Criado com o wix.com