Dia Mundial do Cancro do Rim - 2021
Animated-green-man.gif

Quando se tem cancro do rim, a vida pode parecer opressora, stressante e solitária. Ansiedade, depressão, medo de recorrência ou simplesmente “não se sentir bem” são quase universais. O estudo realizado pelo IKCC em 2018, mostrou que 96% dos doentes experimentam problemas psicossociais, mas menos da metade fala sobre como se sente com a família, amigos próximos ou profissionais de saúde.

A boa notícia é que os estudos mostram que aqueles que se abrem sobre suas emoções geralmente sentem-se melhor apenas por falar; as conversas também podem levar a mudanças simples no estilo de vida que melhoram o bem-estar emocional; e conversar sobre seus problemas psicossociais com um profissional de saúde pode ser um caminho para o suporte clínico que pode transformar sua caminhada com o cancro do rim. É por isso que o tema do Dia Mundial do Cancro do Rim de 2021 é ‘Precisamos falar sobre como nos sentimos’.

Impacto do covid-19

O isolamento, a perda de apoio social, o aumento do stresse financeiro e a sensação de vulnerabilidade extra em relação à saúde tornaram este um dos anos mais difíceis de viver com cancro. Nós encorajamos todos com cancro do rim a criar seu relatório, compartilhá-lo, imprimi-lo e tornar o Dia Mundial do Cancro do Rim na quinta-feira, 17 de junho, um dia para aumentar a conscientização sobre problemas psicossociais e iniciar conversas com pessoas próximas de si e com quem faz o tratamento de cancro do rim.

Animated-green-man.gif
Animated-green-man.gif
Falar como nos sentimos.gif
O seu relatório personalizado

Para ajudar os doentes a falarem sobre bem-estar emocional, a  IKCC apoiada pela AC RIM, desenvolveu um Relatório de Bem-Estar Psicossocial Personalizado. Ao responder a nove perguntas simples, a saber do seu bem-estar psicossocial hoje, com sugestões para ajudá-lo a se sentir melhor no futuro.