Dia Mundial do Cancro do Rim - 2021
"Precisamos falar sobre como nos sentindo" é o tema do Dia Mundial do Câncer de Rim 2021. Agende a data em 17 de junho de 2021 e junte-se a pacientes, famílias, amigos, cuidadores, profissionais de saúde, pesquisadores e organizações de cancro do rim de todo o mundo para aumentar a conscientização e reduzir o impacto mundial do cancro do rim.
Dia Mundial do Cancro do Rim - 2020
Os estudos mostram que ao manter-se fisicamente ativo consegue reduzir o risco de cancro renal até 22%. Se já tiver cancro renal, mesmo um tipo de atividade física moderada pode melhorar os resultados dos tratamentos até 15%, assim como reduzir a fadiga relacionada com o cancro, a ansiedade, depressão e melhorar a qualidade de vida em geral.
Precisamos de falar sobre atividade física
Três em cada quatro doentes de cancro renal não praticam atividade física suficiente. Por isso é que o tema deste ano do Dia Mundial do Cancro Renal a 18 de junho é “Precisamos de falar sobre atividade física“, necessitamos de sensibilizar para a importância da atividade física, mesmo que seja em pouca quantidade e ligeira, no sentido de ajudar a prevenir o cancro renal e a transformar as vidas dos doentes renais.
Independentemente da sua idade ou do estádio da doença, manter-se fisicamente ativo na medida do que a sua condição física o permite e o seu organismo tolera pode trazer grandes benefícios. Mesmo que sejam alguns minutos esporádicos podem fazer a diferença. Se o seu médico não lhe sugeriu um plano de atividade física, sugira-lhe na sua próxima consulta.
Quanta atividade física devo fazer?
Em geral, a quantidade de atividade física deve ser a que a sua condição permite e que o seu organismo tolera. Se está a mexer as articulações, a esticar os músculos e a aumentar o ritmo cardíaco, já está a fazer bem.
Caminhar durante 30 minutos três vezes por semana conta como atividade física moderada. Não precisa de ir muito rápido (imagine que está atrasado para um encontro) e não tem que o fazer todo de uma vez. Três caminhadas de 10 minutos têm o mesmo efeito do que uma caminhada de 30 minutos. Ginástica para iniciantes, ioga suave ou mesmo andar à volta da sala já podem trazer benefícios.
Se gosta de nadar, caminhar, correr, ciclismo ou de dançar, tente fazer mais essas atividades. O que deve evitar é a inatividade, por isso experimente algumas atividades e veja o que gosta mais. Fale com o seu profissional de saúde sobre o que é melhor para si na sua fase de tratamento.
Faça atividade física, o rim agradece…..
A AC RIM, acompanha a evolução do surto do Covid-19, referindo que deverá ter em conta nas suas atividades as orientações e recomendações da SPO, da Direção Geral de Saúde e da Organização Mundial da Saúde.