top of page
fumar-acrim.jpg

Prof. Doutor Ricardo Leão

O tabaco e as doenças urológicas
Conheça a influência que o tabagismo tem na nossa saúde, principalmente no desenvolvimento de tumores urológicos.

Sabemos que os hábitos tabágicos têm uma influência negativa na nossa saúde e está intimamente relacionado com o desenvolvimento de vários tipos de cancro. No entanto, raramente associamos o tabaco ao aparecimento de doenças malignas urológicas. Fique a saber que existe uma forte relação entre estas duas componentes, perceba como e de que forma pode prevenir o seu aparecimento.

​A nicotina contida no tabaco é altamente aditiva e o uso do tabaco é um importante factor de risco para doenças cardiovasculares, respiratórias, diferentes tipos de cancro e outras condições de saúde debilitantes. O tabaco é uma das maiores ameaças à saúde pública mundial, há 1.1 biliões de fumadores em todo mundo, e esta epidemia é causa de oito milhões de mortes por ano, das quais 1.2 milhões são indivíduos não-fumadores expostos passivamente.

Quando falamos de tumores urológicos, o tabaco é factor de risco para o cancro da bexiga e cancro do rim. Simultaneamente, os fumadores têm também maior risco de morte por cancro da próstata e piores resultados após o tratamento desta doença.

O cancro do rim é menos frequente que o cancro da bexiga e da próstata. Corresponde a 3% de todos os cancros diagnosticados, ao que correspondem cerca de 1300 novos casos por ano em Portugal. Devido ao desenvolvimento de meios de diagnóstico por imagem (sobretudo ecografia) a grande maioria dos cancros do rim são diagnosticados em fases iniciais da doença, quando ainda não existem manifestações clínicas. O fumo de tabaco é na realidade um factor de risco importante para cancro do rim, sendo responsável por um em cada quatro casos diagnosticados; está associado a maior número de novos diagnósticos e os fumadores têm maior taxa de mortalidade.

Estima-se que sejam diagnosticados mais de 500.000 novos caso de cancro da bexiga em todo o mundo e 2400 em Portugal, o que correspondem cerca 1100 mortes no nosso país.

O cancro da bexiga é uma doença com impacto significativo na vida dos doentes. Pode manifestar-se por queixas urinárias e presença de sangue na urina — que devem motivar uma procura imediata de ajuda médica. Se para muitos (aproximadamente 70%) a doença quando diagnosticada é de baixo risco, para outros a doença é já avançada e de mau prognóstico. É crucial estar atento a manifestações clínicas da doença (sobretudo em fumadores) como o aumento da frequência urinária e a presença de sangue na urina. Se apresentar estes sinais, não adie. Os hospitais estão disponíveis para o receber, com toda a segurança, seja para uma consulta, realização de exame ou cirurgia.

O tabaco é o factor de risco mais importante para o desenvolvimento de cancro da bexiga, sendo responsável por cerca de 50% dos casos. A idade em que os indivíduos começam a fumar está negativamente associada ao risco de desenvolver cancro da bexiga, ou seja, quanto mais jovem maior o risco de desenvolver esta doença. É curioso observar que o risco de desenvolver cancro da bexiga não parece estar linearmente associado com a carga tabágica, ou seja, os fumadores pesados (mais de 15 cigarros por dia) não têm risco significativamente maior de desenvolver cancro da bexiga quando comparados com indivíduos que fumam diariamente 5-10 cigarros; isto significa que mesmo para baixo consumo de tabaco o risco de desenvolver cancro da bexiga é muito significativo.

Muitos ex-fumadores admitem que o risco de desenvolverem cancro da bexiga diminui drasticamente após cessarem os seus hábitos, porém o risco nestes indivíduos (mesmo 20 anos após cessação) é sempre superior ao dos não fumadores. Em doentes com cancro da bexiga a cessação tabágica parece diminuir o risco de recidiva e deve ser sempre incentivada. Tal como em outros cancros a exposição passiva ao fumo do tabaco está também associada a um aumento significativo de desenvolver cancro da bexiga, embora com menor risco que em fumadores activos.

O risco de desenvolver cancro aumenta cumulativamente em fumadores, por isso, programas eficazes de cessação tabágica e políticas de esclarecimento devem objectivamente incentivar à evicção do fumo de tabaco em toda a população, sobretudo em indivíduos jovens de forma a diminuir o risco de patologias oncológicas graves.

Lembre-se que vai sempre a tempo de mudar os seus hábitos de vida! Se é fumador, procure ajuda clínica e agende uma consulta de cessação tabágica.

 

Cuide de si e de quem o rodeia.

                             

ricardoleao_edited.png

Prof. Doutor Ricardo Leão,

 Coordenador Urologista do Hospital CUF Coimbra,  Urologista no Hospital CUF Tejo

 Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Sócio honorário da AC RIM

bottom of page