artigo-de-opiniao.jpg
Espaço opinião

Sócio honorário

da AC RIM

Opinião | 31/05/20

Dr. Pedro Barata 

Os estudos que, podem ter impacto a curto e médio prazo na prática clínica de tratamento dos tumores do  rim .

Cancro das células renais

O cancro das células renais, o Dr. Pedro Barata salientou dois estudos. Um estudo demonstrou que pembrolizumab em monoterapia induziu uma redução tumoral em cerca de 40% dos doentes, com um perfil de toxicidade muito favorável em comparação com a terapêutica-alvo.

 

O outro estudo, CARMENA, demorou nove anos para recrutar 450 doentes, e teve como objetivo primário comparar a sobrevivência global de um grupo de doentes exposto apenas a sunitinib e outro exposto a sunitinib e cirurgia. “Os resultados mostraram que tratar sistemicamente com sunitinib sem efetuar cirurgia não tem resultados estatisticamente diferentes de realizar de cirurgia previamente a sunitinib”, explicou o especialista, acrescentando que, apesar da importância do estudo, este “não responde à pergunta sobre como tratar os doentes de bom prognóstico”. Para além disso, esclareceu que “o standard of care em primeira linha deixou de ser sunitinib para passar a ser a associação de imunoterapia”. Não obstante, o oncologista felicitou os resultados do estudo em questão.

Cancro do Rim

Tulane University, Assistant Professor

New Orleans, Louisiana | United States

Main Specialties: Oncology da Cleveland Clinic, Ohio

A atual pandemia da COVID-19 motivou alterações profundas na vida das pessoas, no quotidiano familiar e do trabalho. A necessidade de adaptação à mudança, com o isolamento e afastamento social, coloca a todos os cidadãos sobre uma pressão psicológica, por vezes difícil de controlar. Este serviço pretende dar apoio.

 808 24 24 24 

Sede Nacional

Rua Tavares Belo, nº4-B

1750-279 Lisboa

NIF: 515756342

geral@ac-rim.org

Criado com o wix.com