Infodoente

Últimas | Novidades

Infodoente | 21/02/20

Simpósio de Cancro Geniturinário

Cerca de 4.000 pessoas participaram do Simpósio de Cancro Geniturinário da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) em San Francisco, de 13 a 15 de fevereiro de 2020.
 

Novidades do encontro:
 

SITRAVATINIB

Um novo medicamento, O sitravatinibe é um tipo de medicamento chamado inibidor da tirosina quinase (TKI), que funciona limitando o crescimento dos vasos sanguíneos ao tumor, à semelhança dos outros TKIs conhecidos, sunitinib, axitinib, cabozantinib, etc.. Trata-se de uma combinação de um novo medicamento, o sitravatinibe, com nivolumab (Imunoterapia) para pessoas com cancro renal avançado que já foram tratadas com imunoterapia e a doença progrediu.


MK-6482
Um novo estudo clínico foi relatado no simpósio da ASCO usando um novo medicamento que trabalha mais adiante na cadeia, mais próximo da anomalia. Esse estudo foi testado em 55 pacientes que fizeram vários tratamentos anteriores para cancro de rim; a maioria tinha tomado pelo menos três medicamentos anteriores.
Em cerca de um quarto das pessoas, o tumor diminuiu significativamente de tamanho e em 80% dos pacientes o cancro foi controlado e não cresceu durante o tratamento. As pessoas pareciam conseguir tolerar a droga; apenas duas tiveram que interromper o tratamento por causa dos efeitos secundários. Este resultado é promissor o suficiente para que este medicamento esteja sendo estudado num estudo randomizado comparado a outro medicamento usado para cancro de rim; everolimus. Se este estudo maior for positivo, o MK-6482 pode ser uma nova opção de tratamento para pacientes com cancro renal avançado que tentaram outros tratamentos com drogas, mas não obtiveram sucesso. Como parece ser bem tolerado, também pode ser combinado com outros tratamentos como imunoterapia no futuro.


Cabozantinib depois da imunoterapia
Estão a ser feitas pesquisas com o cabozantinib após progressão da doença após administração de Nivolumab e ipilimumab e parece haver resultados promissores se após progressão for administrado cabozantinib.

Download do documento (em pdf):

 

Sede Nacional

Rua Tavares Belo, nº4-B

1750-279 Lisboa

NIF: 515756342

geral@ac-rim.org

Criado com o wix.com