Especial Covid-19

Informação | Noticias|

A Cuidadores disponibiliza à comunidade a Linha de Apoio ao Cuidador: 800 242 252 (gratuita no território nacional e ilhas).
Esta linha de atendimento está disponível de 

Informação doentes oncológicos  e população em geral, face à doença pelo  COVID-19 

A doença pode transmitir-se através de pequenas gotas expelidas pelo nariz ou pela boca por pessoas contaminadas (quando a pessoa espirra ou tosse) ou quando se toca em superfícies contaminadas, em que essas gotas caíram. A pessoa pode então ser contaminada levar as suas mãos aos seus olhos, boca ou nariz, introduzindo o COVID-19, nas suas vias respiratórias.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda, assim, as seguintes medidas de higiene e etiqueta respiratória, para reduzir a probabilidade de exposição e transmissão da doença.

Fonte: Direção Geral Saúde
Recomendações

1/12

Uso de máscaras recomendação da DGS (Direção Geral de Saúde)

 

O uso de máscara de proteção passou a ser recomendado em Portugal para quem estiver em locais públicos fechados. Mas a decisão da Direção-Geral da Saúde (DGS) não abrange todos os tipos de máscaras.

A DGS lançou novas indicações para utilização de máscaras na comunidade, segundo as quais deve ser considerado o uso de máscaras por qualquer pessoa em espaços interiores fechados com múltiplas pessoas.

 

As máscaras cirúrgicas destinam-se a profissionais de saúde, pessoas com sintomas respiratórios, pessoas que circulem em instituições de saúde e a pessoas mais vulneráveis sempre que saiam de casa, nomeadamente idosos, pessoas com doenças crónicas ou imunossuprimidas.

Assista aqui ao video explicativo do uso da máscara

Plano de desconfinamento

Foi aprovado hoje em Conselho de Ministro, o plano de desconfinamento do governo que entra em vigor a 4 de maio .

 

A atual pandemia da COVID-19 motivou alterações profundas na vida das pessoas, no quotidiano familiar e do trabalho. A necessidade de adaptação à mudança, com o isolamento e afastamento social, coloca a todos os cidadãos sobre uma pressão psicológica, por vezes difícil de controlar. Este serviço pretende dar apoio.

Orientações d SPO, para a população sobre a doença oncológica durante a pandemia pelo coronavírus. 

 

.

No sentido de orientar e divulgar informações relevantes, sobre o surto do Coronavírus (COVID19), divulgamos as orientações da SPO (Sociedade Portuguesa de Oncologia). 

A AC RIM, acompanha a evolução do surto do Covid-19, referindo que deverá ter em conta em orientações da SPO,  as  da Direção Geral de Saúde e da Organização Mundial da Saúde.

Recomendações para lidar com a ansiedade durante a Pandemia 

 

Viver com um diagnóstico de cancro acarreta elevados níveis de ansiedade e incerteza. A atual situação de pandemia que vivemos, marcada pelo medo generalizado em contrair a doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19) e o necessário isolamento profilático, aumentam consideravelmente a ansiedade e a preocupação de doentes oncológicos, familiares e cuidadores, colocando-os em maior risco psicológico.

Deste modo, os psicólogos da Liga Portuguesa Contra o Cancro deixam algumas recomendações para ajudar a lidar com a ansiedade e aumentar a sensação de bem-estar durante o período da pandemia COVID-19 e em situação de isolamento .

Aceda ao documentos das recomendações para lidar com a ansiedade

cromomix-funciona_edited.jpg

Sede Nacional

Rua Tavares Belo, nº4-B

1750-279 Lisboa

NIF: 515756342

geral@ac-rim.org

Criado com o wix.com