Informação | Noticias|

Covid-19. Primeiro lote de 9.750 vacinas já chegou a Portugal
Estas primeiras doses são destinadas aos profissionais de saúde dos centros hospitalares universitário do Porto, Coimbra e Lisboa.
Conheça aqui o plano de vacinação em Portugal.
Fonte: Direção Geral Saúde
Uso de máscaras recomendação da DGS
O uso de máscara de proteção passou a ser recomendado em Portugal para quem estiver em locais públicos fechados. Mas a decisão da Direção-Geral da Saúde (DGS) não abrange todos os tipos de máscaras.
A DGS lançou novas indicações para utilização de máscaras na comunidade, segundo as quais deve ser considerado o uso de máscaras por qualquer pessoa em espaços interiores fechados com múltiplas pessoas.
As máscaras cirúrgicas destinam-se a profissionais de saúde, pessoas com sintomas respiratórios, pessoas que circulem em instituições de saúde e a pessoas mais vulneráveis sempre que saiam de casa, nomeadamente idosos, pessoas com doenças crónicas ou imunossuprimidas.

Face às novas circunstâncias e exigências em contexto de pandemia, após a primeira fase do surto pandémico Covid-19, importa manter os cuidados e a vigilância.
O regresso ao quotidiano em contexto social, laboral e familiar obriga a uma responsabilização coletiva e à manutenção de todos os cuidados em relação ao risco de infeção com Covid-19, designadamente distanciamento social, proteção individual e higienização.
A SRCOM assume a campanha #RespeitoPelaVida como um processo permanente e desenvolverá ações para sensibilizar os cidadãos para as boas práticas de saúde pública e para a adoção de comportamentos seguros.
Consulte o manual da campanha aqui:
Orientações d SPO, para a população sobre a doença oncológica durante a pandemia pelo coronavírus.
No sentido de orientar e divulgar informações relevantes, sobre o surto do Coronavírus (COVID19), divulgamos as orientações da SPO (Sociedade Portuguesa de Oncologia).
A AC RIM, acompanha a evolução do surto do Covid-19, referindo que deverá ter em conta em orientações da SPO, as da Direção Geral de Saúde e da Organização Mundial da Saúde.

Recomendações para lidar com a ansiedade durante a Pandemia
Viver com um diagnóstico de cancro acarreta elevados níveis de ansiedade e incerteza. A atual situação de pandemia que vivemos, marcada pelo medo generalizado em contrair a doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19) e o necessário isolamento profilático, aumentam consideravelmente a ansiedade e a preocupação de doentes oncológicos, familiares e cuidadores, colocando-os em maior risco psicológico.
Deste modo, os psicólogos da Liga Portuguesa Contra o Cancro deixam algumas recomendações para ajudar a lidar com a ansiedade e aumentar a sensação de bem-estar durante o período da pandemia COVID-19 e em situação de isolamento .
Aceda ao documentos das recomendações para lidar com a ansiedade