informação util cancro do rim-ac rim.jpg
Tipos de cancro do rim

Os principais tipos de cancro do rim são o carcinoma de células claras, o carcinoma de células translocação, o carcinoma sarcomatoide e o carcinoma do urotélio Os CCR correspondem a cerca de 80% de todos os casos de cancro no rim, sendo a maioria dos restantes casos causados por carcinomas uroteliais.

Os principais tipos são:

Carcinoma de células claras: 
É a forma mais comum de carcinoma das células renais, contribuindo para cerca de 80% dos casos de cancro renal. Vistas ao microscópio, as células que compõem o cancro parecem vazias ou transparentes.

Carcinoma de células papilares:
Cerca de 10 a 15% das pessoas têm este tipo de cancro renal. Neste caso formam-se pequenas ramificações em forma de dedos, a que se dá o nome de papilas.

Carcinoma cromofóbico:
Contribui para cerca de 5% dos casos de cancro renal. As células deste tipo de cancro são grandes e pálidas. 

Carcinoma de translocação: 
Tipo de cancro do rim que ocorre mais frequentemente nas crianças e jovens adultos. Em alguns casos, pode surgir em pessoas com doenças autoimunes ou que já tenham feito quimioterapia para outro cancro ou preparação para um transplante de medula.

Carcinoma sarcomatoide:
Muitos dos outros tipos de cancro renal podem transformar-se em carcinoma renal “sarcomatoide”. Ao microscópio, o aspeto das células cancerosas é mais agressivo e desorganizado.

Carcinoma do urotélio: 
Também designado carcinoma de células de transição, este cancro forma-se a partir das células do revestimento do sistema de drenagem do rim e não das próprias células do rim.

Tradução IKCC - International Kidney Cancer Coalition

Divulgação sóciobanner.png